Adiamento do Dia da Sobrecarga da Terra revela oportunidades para construir um futuro alinhado com o nosso planeta finito

A COVID-19 causou a contração da Pegada Ecológica da humanidade e o adiamento da data do Dia da Sobrecarga da Terra em cerca de três semanas em comparação com o ano passado. Os países têm agora o desafio de relançar a economia, mas esta é também uma oportunidade única para rumar em direcção ao futuro que desejamos.

OAKLAND, Califórnia, EUA — 17 Agosto 2020 — Até 22 de Agosto, a humanidade terá exigido tanto da natureza como a Terra pode renovar durante todo o ano, de acordo com a Global Footprint Network. Os confinamentos causados pelo coronavírus tiveram como consequência a contração da Pegada Ecológica global em quase 10%, no entanto, ainda são usados os recursos ecológicos equivalentes a 1,6 planetas Terra. Face à actual perturbação sem precedentes e à medida que a saúde pública e a recuperação económica emergem como preocupações dominantes a nível mundial, os decisores políticos são chamados a actuar e a construir um futuro onde todos possam prosperar dentro dos limites do nosso planeta único (one-planet prosperity).

“A sustentabilidade implica o equilíbrio ecológico, mas também o bem-estar das pessoas no longo prazo, pelo que a contracção da Pegada Ecológica deste ano não pode ser confundida com progresso”, afirma Laurel Hanscom, CEO da Global Footprint Network. “Este ano, mais do que nunca, o Dia da Sobrecarga da Terra realça a necessidade de se implementar estratégias que aumentem a resiliência de todos”.

Existem diversas soluções que podem ser adoptadas colectiva ou individualmente e que podem impactar significativamente no tipo de futuro que pretendemos, uma decisão de cada vez: a forma como produzimos os alimentos, como nos movemos, as fontes de energia que utilizamos, quantos filhos temos, e que área salvaguardamos para a vida selvagem. A redução da pegada de carbono em 50% deslocaria a data em 93 dias.

Considerando que actualmente os sistemas alimentares utilizam 50% da biocapacidade do nosso planeta, o que comemos importa. As políticas que visam reduzir a intensidade carbónica dos alimentos e o impacto na biodiversidade – ao mesmo tempo que melhoram a saúde pública – merecem uma atenção especial, tal como sublinhado pela investigação conjunta entre a Global Footprint Network e o Barilla Center for Food and Nutrition. A redução do desperdício alimentar para metade moveria o Dia da Sobrecarga da Terra 13 dias.

Porque o mundo será cada vez mais moldado pelas alterações climáticas e pela restrição de recursos, temos de nos preparar. A plataforma Overshootday.org realça as escolhas de estilos de vida que os indivíduos podem fazer, enquanto que a Calculadora da Pegada Ecológica ajuda a medir o seu progresso. As iniciativas em curso por parte de empresas, governos, comunidades, e indivíduos para avançar eficazmente na sustentabilidade são celebradas no mapa interactivo de soluções #MoveTheDate.

No seguimento do adiamento da COP26, Conferência Climática na Escócia, a Agência Escocesa de Protecção Ambiental (SEPA), a Universidade de Glasgow e a Global Footprint Network assinalarão o Dia da Sobrecarga da Terra a 20 de Agosto em Glasgow. Com base na visão de “um só planeta” da SEPA, o evento, transmitido em directo, contará com líderes do sector privado e público da Escócia, do Reino Unido, e de todo o mundo.

De uma forma geral, permitir que a humanidade prospere no nosso planeta finito está a tornar-se uma parte essencial das estratégias empresariais. A prosperidade de um só planeta fornece o enquadramento necessário para o sucesso a longo prazo, tendo como indicadores o Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas e a Pegada Ecológica, visão defendida no livro electrónico de autoria da Schneider Electric e da Global Footprint Network.

A resiliência das empresas, mas também dos países e das cidades, depende de uma boa gestão dos recursos ecológicos. A biocapacidade da Austrália caiu para quase metade durante os enormes incêndios florestais de 2019 provocando, pela primeira vez na sua história registada, um défice na biocapacidade australiana. Em contraste, a Escócia, com uma estratégia agressiva de descarbonização e recursos de biocapacidade abundantes, irá em breve terminar um longo período de défice de biocapacidade.

O défice ecológico global começou no início da década de 1970. Agora, a dívida ecológica acumulada resultante é equivalente a 18 anos terrestres. Por outras palavras, o planeta necessitaria de 18 anos de regeneração para inverter os danos decorrentes do uso excessivo dos recursos naturais, assumindo que o uso excessivo seria totalmente reversível. As soluções apontam para a possibilidade de vivermos dentro dos limites do nosso planeta. Se a data se mover (#MoveTheDate) 5 dias por ano, a humanidade poderá alcançar este objectivo antes de 2050.

Recursos adicionais

Comunicado de imprensa em vários idiomas

Infográficos para download

Dia da Sobrecarga por CC35 e Global Footprint Network

Comunicado de imprensa de Junho de 2020 (para mais informações sobre o Dia da Sobrecarga da Terra 2020)

Como foi calculado o Dia da Sobrecarga da Terra 2020

Passos para mover a data (#MoveTheDate) do Dia da Sobrecarga da Terra

#Mapa de Soluções #MoveTheDate

Soluções

Dados da Pegada Ecológica para mais de 200 países e regiões

E-book de estratégias empresariais para a prosperidade de um planeta (em parceria com a Schneider Electric)

Sobre a Pegada Ecológica

A Pegada Ecológica é a métrica de contabilização de recursos biológicos mais abrangente e disponível. O método tem em conta toda a procura humana concorrente por áreas biologicamente produtivas – alimentação, madeira, fibras, sequestro de carbono e infra-estrutura. Actualmente, a pegada de carbono corresponde a 60% da Pegada Ecológica da humanidade.

Sobre o Dia da Sobrecarga da Terra 2020

• A data mais tardia do Dia da Superação da Terra 2020 reflecte a redução de 9,3% da Pegada Ecológica da humanidade de 1 de Janeiro até ao Dia da Sobrecarga da Terra em comparação com o mesmo período do ano passado, uma consequência directa dos confinamentos induzidos pelo coronavírus em todo o mundo. Os principais factores por detrás da mudança histórica do crescimento da Pegada Ecológica da humanidade foram a diminuição da extracção de madeira e das emissões de CO2, resultando na redução da Pegada Ecológica dos produtos florestais (8%) e da Pegada de carbono (14,5%).
  • A humanidade utiliza actualmente 60% mais recursos do que aquilo que pode ser regenerado – ou seja, tanto como se tivéssemos disponíveis 1,6 planetas Terra. Desde o Dia da Sobrecarga da Terra até ao final do ano, a humanidade aumentará o défice ecológico que tem vindo a acentuar-se na maioria dos anos desde que o mundo entrou em sobrecarga ecológica no início da década de 1970, de acordo com as Contas Nacionais de Pegada e Biocapacidade (NFA) baseadas em conjuntos de dados da ONU (com 15.000 pontos de dados por país e por ano).
  • O Dia da Sobrecarga da Terra é calculado utilizando as Contas Nacionais de Pegada Ecológica e Biocapacidade agora mantidas e actualizadas pela Universidade de York em Toronto e geridas pela recente Footprint Data Foundation.

Sobre a Global Footprint Network

A Global Footprint Network é uma organização internacional de sustentabilidade que está a ajudar o mundo a viver dentro dos limites da Terra e a responder às alterações climáticas. Desde 2003, temos estado envolvidos com mais de 60 países, 40 cidades e 70 parceiros globais para fornecer conhecimentos científicos que conduziram a decisões políticas e de investimento de alto impacto. Juntos, estamos a criar um futuro onde todos nós podemos prosperar dentro dos limites do nosso único planeta. www.footprintnetwork.org

Sobre a CC35

CC35 é a primeira iniciativa climática nascida na América Latina que procura a integração climática das Américas através da diplomacia local. O seu objetivo é reforçar a capacidade da região para combater a crise climática através de um novo impulso para o financiamento verde subnacional, o fortalecimento da legislação local e uma comunicação ativa para reforçar os compromissos delineados no Acordo de Paris.

Contacto media

Laetitia Mailhes (França)

Amanda Diep (Califórnia, EUA)
+1 (510) 839-8879 x309