GFN_EOD_logo_2016_reg-200GFN_horiz_100

8 de Agosto é Dia da Sobrecarga na Terra neste ano

A campanha global #pledgefortheplanet convida a todos a agirem pela mudança climática

OAKLAND, CA, EUA — 12 DE JULHO DE 2016 — Até dia 8 de agosto, a humanidade terá usado as reservas da natureza do ano inteiro, de acordo com informações da Global Footprint Network, uma organização de pesquisa internacional que tem ajudado o mundo a mudar a forma como usa seus recursos naturais e responde às mudanças climáticas.

O Dia da Sobrecarga da Terra representa o momento a partir do qual a demanda da humanidade sobre a natureza vai além do que o planeta pode regenerar durante um ano. Isso acontece porque emitimos mais dióxido de carbono na atmosfera do que nossos oceanos e florestas podem absorver. Nós também esgotamos pescas e colheitas mais rápido que eles podem se reproduzir e crescer novamente, entre outras coisas.

O Brasil está em situação rara e vantajosa, já que ainda ostenta uma das maiores reservas ecológicas do mundo, graças às vastas áreas florestais situadas em suas fronteiras. Desde que a ONU começou a coletar dados confiáveis, em 1961, a capacidade total dos ecossistemas naturais brasileiros em se renovar aumentou 5,8%. Entretanto, nos últimos 50 anos, os recursos florestais diminuíram 9%, enquanto os recursos de terras cultiváveis foram multiplicados por 5,5 e pastagens por 1,5.

Em consumo, de acordo com os últimos dados disponíveis (2012), a Pegada Ecológica total do país aumentou 249%. Isso é por causa de dois fatores: por um lado, a população brasileira aumentou 2,7 vezes, por outro, a Pegada Ecológica média por pessoa aumentou em 30%.  Em outras palavras, os ecossistemas brasileiros sustentam mais pessoas que usufruem de padrões além da média de consumo – o que refletiu na queda de 59,9% da biocapacidade por pessoa.  Com a pegada ecológica de 3,1 hectares globais por pessoa (gha), o Brasil se encontra alinhado com Argentina, México, Uruguai e ligeiramente abaixo da China, seu principal parceiro de negócios que tem 3.4 gha.

Emissões globais de carbono são as maiores contribuintes para a sobrecarga ecológica. A pegada de carbono agora está em 60% do que a humanidade demanda da natureza; isso se chama Pegada Ecológica. Se aderirmos às metas determinadas pelo Acordo de Paris, aprovado por quase 200 países em dezembro de 2015, a pegada de carbono será zero até 2050. Isso pede um novo estilo de vida no nosso único planeta.

“Tal novo estilo de vida possui várias vantagens, mas torná-lo realidade necessita esforço”, disse Mathis Wackernagel, cofundador e CEO da Global Footprint Network. “A boa notícia é que é possível, graças a tecnologia atual e vantagem financeira, com benefícios globais ultrapassando custos. Estimulará setores em ascensão, como energia renovável, e ao mesmo tempo reduzirá riscos e custos associados ao impacto das mudanças climáticas em infraestrutura inadequada. O único recurso que ainda precisamos muito é o interesse político.”

Felizmente, alguns países estão encarando o desafio. Por exemplo: a Costa Rica gerava 97% de sua eletricidade através de energias renováveis durante os primeiros três meses de 2016. Portugal, Alemanha e Grã-Bretanha também mostraram níveis inovadores de capacidade de energia renovável neste ano quando 100% de sua demanda por eletricidade foi atendida por renováveis durante vários minutos. No caso de Portugal, vários dias. Enquanto isso, na China, o governo delineou um plano para que seus cidadãos reduzam o consumo de carne em 50%. Calcula-se que isso diminuirá a emissão de dióxido de carbono da indústria pecuária chinesa em um bilhão de toneladas até 2030.

Simultaneamente, cada um de nós tem poder para agir em favor da mudança em nossas vidas cotidianas. Baseada no ímpeto do histórico Acordo de Paris, a Global Footprint Network e seus 25 parceiros do Dia da Sobrecarga da Terra lançaram uma campanha de engajamento público com foco em destacar o que significa recursos em um mundo sustentável onde pessoas e planeta prosperem.

A hashtag #pledgefortheplanet foi lançada no Dia da Terra, 22 de abril.  Todos estão convidados a fazer um clamor pelo planeta no site   www.overshootday.org  e compartilhar selfies através de redes sociais. (Nossas três fotos favoritas ganharão câmeras GoPro).

Conforme a população global cresce e o consumo aumenta – principalmente em relação às emissões de carbono – O Dia da Sobrecarga da Terra tem sido antecipado do final de setembro de 2000 para 8 de agosto neste ano.  Pelo lado positivo, a velocidade na qual O Dia da Sobrecarga da Terra é antecipado no calendário diminuiu para menos de um dia por ano nos últimos 5 anos, comparada com a média de 3 dias por ano desde de seu começo nos anos 1970s.

“O Acordo de Paris sobre o clima ainda é a mais forte afirmação sobre a necessidade de reduzir a pegada de carbono drasticamente. Ultimamente, colapso ou estabilidade são as opções,” disse Wackernagel. “Nós recomendamos vigorosamente nações, cidades e indivíduos a agirem rápido e corajosamente para que os objetivos de Paris sejam uma realidade possível.”

Sobre a Global Footprint Network:

Global Footprint Network é uma organização de pesquisa internacional que está mudando como o mundo usa seus recursos naturais e responde às mudanças climáticas. Desde 2003 trabalhamos com mais de 50 nações, 30 cidades e 70 parceiros globais para obtermos visões científicas que guiam decisões políticas e de investimento de alto impacto. Juntos, estamos criando um futuro onde todos nós podemos prosperar respeitando os limites do nosso planeta.   www.footprintnetwork.org

Recursos Adicionais:

Mais sobre o Dia da Sobrecarga da Terra:
www.overshootday.org

Siga nas redes sociais: #pledgefortheplanet, #overshoot
Para calcular sua Pegada Ecológica Pessoal e saber como pode reduzi-la, visite:  www.footprintcalculator.org

Saiba sobre a Pegada Ecológica de seu país em nosso gratuito pacote público de dados (Informações de Pegada Ecológica de 182 países):
www.footprintnetwork.org/public2015
www.footprintnetwork.org/maps

Vídeo sobre National Footprint Accounts: https://youtu.be/_T5M3MiPfW4

Contatos de Mídia:

Laetitia Mailhes (Inglês e Francês) – California, Estados Unidos Mídia & Divulgação
Global Footprint Network
+1 (415) 794-­‐2884 (PDT = GMT-­‐7h)
laetitia.mailhes@footprintnetwork.org

Ronna Kelly (Inglês) – California, Estados Unidos Diretora de Comunicação
Global Footprint Network
+1 (510) 839-­‐8879 x 302 (PDT = GMT-­‐7h)
+1 (510) 834-­‐2563 (mobile)
ronna.kelly@footprintnetwork.org

Infográfico-pegada

Infográfico_PEG