GFN_horiz_100

 O Dia da Sobrecarga da Terra em 2019 assinala-se a 29 de julho, a data mais recuada desde que o défice ecológico começou no início da década de 1970.

Para mover a data (#MoveTheDate), a Global Footprint Network contribui com soluções e ações para ajudar a prosperar dentro dos limites do planeta

OAKLAND, CA, EUA — 26 de junho, 2019 — A partir do dia 29 de julho, a humanidade terá esgotado os recursos naturais que o planeta é capaz de renovar em 2019, de acordo com a Global Footprint Network, uma organização internacional pioneira no cálculo da Pegada Ecológica.

A Pegada Ecológica contabiliza toda a área biologicamente produtiva necessária para suportar as necessidades de um individuo ou a população de uma dada região em termos de alimentação, fibras, produtos florestais, sequestração de carbono e área para infraestruturas. Atualmente, as emissões de carbono representam 60% da Pegada Ecológica da humanidade.

Mais de 80.000 pessoas já assinaram as petições em curso que exigem aos decisores dos EUA e da UE que a gestão dos recursos biológicos seja colocada no centro do processo de tomada de decisão, a fim de mover a data do Dia da Sobrecarga da Terra para o final do ano.

O Dia da Sobrecarga da Terra, marca a data a partir da qual o consumo de recursos naturais ultrapassa a capacidade de regeneração dos ecossistemas para esse ano. Nos últimos 20 anos essa data já se antecipou 3 meses, calhando a 29 de julho este ano, a data mais recuada desde que o planeta entrou em défice ecológico no início dos anos 70. Por outras palavras, atualmente, é exercida uma procura 1.75 vezes superior à capacidade de regeneração dos ecossistemas, ou seja, anualmente a humanidade usa os recursos equivalentes de 1.75 planetas Terra. A sobrecarga é possível porque estamos a esgotar o capital natural do nosso planeta, comprometendo ainda mais a capacidade regenerativa no futuro. Os custos deste excesso estão a tornar-se cada vez mais evidentes em todo o mundo, sob a forma de desflorestação, erosão dos solos, perda de biodiversidade e acumulação de dióxido de carbono na atmosfera, levando a alterações climáticas e a secas, incêndios e furacões cada vez mais graves.

“Sublinhar que não podemos usar 1,75 Terras por muito tempo quando só temos uma é simplesmente reconhecer o contexto da existência humana”, disse Mathis Wackernagel, coinventor da Pegada Ecológica e fundador da Global Footprint Network. “Em última análise, a atividade humana será equilibrada com os recursos ecológicos da Terra. A questão é se escolhemos chegar lá por desastre ou por planeamento – se pretendemos a miséria ou a prosperidade de um planeta”, acrescentou ele.

#MoveTheDate: mover a data rumo à compatibilidade com os recursos de um planeta

Podemos inverter a tendência. Se movermos a data do Dia de Sobrecarga da Terra para trás 5 dias por ano, a humanidade alcançará a compatibilidade com os limites de um planeta antes de 2050. Antecipando o Dia de Sobrecarga da Terra de 2019, a Global Footprint Network realça algumas medidas que estão disponíveis hoje e avalia o seu impacto na data do Dia da Sobrecarga da Terra. Por exemplo, a substituição de 50% do consumo de carne por uma dieta vegetariana mudaria a data em 15 dias (dos quais, 10 dias correspondem à redução das emissões de metano do gado); a redução em 50% da componente de carbono da Pegada Ecológica global mudaria a data do Dia da Sobrecarga da Terra em 93 dias.

Os elementos da campanha de 2019 incluem:

  • A Calculadora da Pegada Ecológica (footprintcalculator.org) está agora disponível em Hindi, para além do Inglês, Francês, Alemão, Espanhol e Italiano, estando as versões chinesa e portuguesa previstas para serem lançadas no Dia da Sobrecarga da Terra. A Calculadora permite aos utilizadores calcularem a sua própria Pegada Ecológica e o Dia da Sobrecarga da Terra pessoal. A calculadora já foi utilizada por mais de 15 milhões de pessoas em todo o mundo.
  • A Global Footprint Network e os seus parceiros convidam o público a explorar um conjunto de passos para mover a data (“Steps to #MoveTheDate”), o movimento global que apoia a saída da humanidade da sobrecarga ecológica. Estes passos estão ligados a cinco grandes soluções: energia, alimentação, cidades, população e planeta. As oportunidades de ação incluem iniciar uma conversa sobre crescimento populacional, criar iniciativas no local de trabalho, a redução do desperdício alimentar e exigir aos governos para gerirem os recursos naturais de forma responsável.

Recursos adicionais

www.overshootday.org/solutions
https://www.overshootday.org/newsroom/infographics/
www.overshootday.org
www.footprintcalculator.org
data.footprintnetwork.org
Redes sociais  #MoveTheDate

 

Sobre a Global Footprint Network

A Global Footprint Network é uma organização internacional de sustentabilidade que está a ajudar o mundo a gerir melhor os seus recursos naturais e a responder às alterações climáticas. Desde 2003 que nos envolvemos com mais de 50 países, 30 cidades e 70 parceiros globais para fornecer conhecimentos científicos que têm impulsionado decisões políticas e de investimento de alto impacto. Juntos, estamos a criar um futuro onde todos nós podemos prosperar dentro dos limites do nosso planeta.
www.footprintnetwork.org

 

Comunicação social

Laetitia Mailhes (Inglês e Francês ) – França
+1 (510) 839-8879 x308 (CET)
laetitia.mailhes@footprintnetwork.org

Kristine Jiao (Inglês) – Estados Unidos da América
+1 (510) 839-8879 x4 (PDT)
media@footprintnetwork.org