O Dia de Sobrecarga da Terra marca o lançamento da campanha “100 Dias de Possibilidades”, que conduzem à COP26

Lançado pela Global Footprint Network, pela Agência Escocesa de Proteção do Ambiente (SEPA) e pela Schneider Electric, a campanha “100 Dias de Possibilidades” destaca oportunidades de atuação para cada país, cidade, ou empresa para se prepararem para as consequências da sobrecarga. Estas respostas podem também #MudaraData do dia de sobrecarga do planeta.

OAKLAND, CA, EUA – 29 de Julho de 2021 – A campanha 100 Dias de Possibilidades é lançada hoje, Dia de Sobrecarga da Terra, pelos líderes em sustentabilidade: Global Footprint Network e Agência Escocesa de Proteção do Ambiente (SEPA). A iniciativa apresenta soluções testadas e escaláveis que contribuem para levar a Pegada Ecológica da humanidade ao equilíbrio com os recursos biológicos que os ecossistemas naturais do planeta podem regenerar de forma sustentável.

Num mundo pouco preparado e com preocupações crescentes a respeito dos recentes acontecimentos climáticos extremos, os representantes dos governos nacionais reunir-se-ão daqui a 100 dias na que pode ser considerada a última oportunidade para uma cimeira para a ação climática global – COP26 em Glasgow.

“Não há nenhum benefício em aguardar para tomar medidas, independentemente do que venha a acontecer na COP,” disse Laurel Hanscom, CEO da Global Footprint Network. “A pandemia demonstrou que a humanidade pode mudar rapidamente perante um desastre, apesar de custos económicos e humanos. Os governos, instituições e indivíduos que se prepararem vão lidar melhor com as mudanças climáticas e as restrições de recursos naturais. Um consenso global não é pressuposto para reconhecermos o risco a que se está exposto, por isso temos de decisivamente agir agora, estejamos onde estivermos”, acrescentou.

Embora anunciada por muitos, a recuperação verde é lenta e os negócios “tradicionais” ainda prevalecem, alimentados por objetivos políticos e financeiros de curto prazo. Esta trajetória conduz invariavelmente a um risco económico incontrolável, que suspende todos os ativos incompatíveis com as alterações climáticas e o aumento das restrições de recursos. Contudo, a prosperidade e o bem-estar sustentados exigem capacidade e resiliência para enfrentar o problema mais premente da humanidade: a sobrecarga ecológica.

Felizmente, muitas soluções já existem hoje em dia para inverter a sobrecarga e apoiar a regeneração biológica. As oportunidades provêm de todos os sectores da economia: tecnologias ou serviços comercialmente disponíveis, estratégias de desenvolvimento dos governos locais, políticas públicas nacionais, ou melhores práticas apoiadas por iniciativas da sociedade civil e do meio académico.

“Adotando o lema de prosperidade dentro de um-Planeta, como no nosso verdadeiro Norte, tem transformado a forma como a nossa agência reguladora interage com, e apoia, a comunidade empresarial escocesa. Muito para além de aplicar a lei, ajudamo-los a compreender como será o seu sucesso numa economia descarbonizada e desmaterializada e como tomar decisões estratégicas neste sentido”, disse o diretor executivo da SEPA, Terry A’Hearn.

100DaysofPossibility.org propõe-se a disponibilizar diariamente oportunidades para a diminuição da Pegada Ecológica, todos os dias até à COP26. A plataforma #MudaaData (#MoveTheDate) tem vários exemplos que incluem a redução do desperdício alimentar, a gestão de refrigerantes, operações de pecuária em pequena escala, energia inteligente, cimento com baixo teor de carbono, estratégias municipais de desenvolvimento orientadas pela Pegada Ecológica, bem como iniciativas de turismo de baixa Pegada Ecológica.

Informações complementares

Sobre a Pegada Ecológica

A Pegada Ecológica é uma das metodologias mais abrangentes, disponível para o cálculo dos recursos biológicos. Assim, a Pegada Ecológica apresenta as pressões concorrentes da procura de todas as pessoas por áreas biologicamente produtivas, como alimentação, madeira, fibras, sequestro de carbono, e criação de infraestruturas. Atualmente, as emissões de carbono provenientes da queima de combustíveis fósseis constituem 61% da Pegada Ecológica da humanidade.

Sobre a Global Footprint Network

A Global Footprint Network é uma organização internacional de sustentabilidade que está a colaborar para o mundo viver dentro dos limites do Planeta Terra e responder às alterações climáticas. Desde 2003, tem-se envolvido com mais de 50 países, 30 cidades e 70 parceiros globais para fornecer análises científicas que influenciam decisões políticas e de investimentos de alto impacto. Juntos estamos a criar um futuro onde todos nós podemos prosperar dentro dos limites de nosso planeta. www.footprintnetwork.org

Sobre a Agência Escocesa de Proteção do Ambiente (SEPA)

A Agência é o principal órgão regulador ambiental da Escócia. Hoje em dia, a SEPA trabalha para proteger e prioritizar o ambiente escocês, ajudando comunidades e empresas a prosperar com os recursos de um planeta. Chamamos a isso de prosperidade de um só planeta. Também ajuda a Escócia a preparar-se da maneira mais enfática possível para a ocorrência de futuras inundações,  com a autoridade nacional de previsão de inundações, alerta e gestão estratégica de risco de inundações. www.sepa.org.uk